Durante a infância, os seres humanos têm uma maior capacidade de adquirir novas habilidades. Isso acontece porque nosso cérebro possui uma neuroplasticidade mais intensa, o que assegura uma maior facilidade de desenvolvimento.
Tomemos um bebê de dois anos como exemplo: você consegue imaginar quantos aprendizados já adquiriu para, enfim, conseguir dar os primeiros passos apressados e ter um vocabulário de, aproximadamente, 200 palavras? A infância é um período crucial para o desenvolvimento humano, pois oferece alicerces essenciais para a aquisição de outros conhecimentos.
Ok, mas o que isso tem a ver com a pré-alfabetização? Tudo!
A pré-alfabetização acontece durante a infância, justamente no tempo em que estamos mais suscetíveis à aprendizagem, e ela é o que prepara a criança para a alfabetização. O desenvolvimento motor - equilíbrio, lateralidade, movimento de pinça, etc. - é o ponto de partida para a aquisição de um maior controle do corpo ao se sentar para se concentrar na leitura ou para pegar o papel para escrever um texto.
Entretanto, ensinar a criança a correr, pular, se agachar não é menos importante do que ensinar a concentração, novos vocabulários e o conhecimento das letras. Lembre-se que devemos aproveitar essa facilidade de aprendizagem para que possam ser desenvolvidas habilidades preditoras da alfabetização, como a consciência fonológica. Por isso, a aprendizagem na primeira infância deve ser bem conduzida para que, quando chegar o momento da alfabetização, possamos formar bons leitores.
Portanto, não menospreze a aprendizagem da criança. Tenha sempre em mente que a infância é a base para a aprendizagem que adquiriremos durante toda a vida.
Comments