Esta é uma dúvida muito comum entre os pais e - também! - professores. Poucos conseguem compreender as diferenças entre esses dois processos de aprendizagem e, na realidade, elas são bem simples.
Alfabetizar é transformar as letras em sons; é ensinar as crianças que as letras mapeiam os sons da nossa fala.
A língua portuguesa, assim como outras línguas derivadas do latim e do grego, é uma língua fonética. Sendo assim, as letras do alfabeto correspondem a um, dois ou três sons. Ou seja, durante a alfabetização, a professora deve ensinar que as letras possuem uma forma e correspondem a determinados sons da nossa fala, por exemplo: a letra "a" possui a forma "A" e os sons /a/ ou /ã/.
Na aprendizagem da leitura, não é exigido que a criança compreenda o que está lendo. A compreensão da leitura acontece no processo de letramento.
O letramento é a compreensão daquilo que se lê. Essa aprendizagem se inicia depois da aquisição da habilidade da leitura e se desenvolve a partir da fluência leitora, do desenvolvimento da memória, da ampliação do vocabulário e do conhecimento da relação que as palavras adquirem entre si ao serem colocadas em uma frase.
A aprendizagem da leitura, embora seja essencial para iniciar a criança no mundo letrado, é muito mais simples do que a aprendizagem do letramento. O letramento é muito mais difícil e demorado, pois é necessário desenvolver habilidades para avançar na aprendizagem da linguagem e na percepção das estruturas linguísticas.
Resumindo: a alfabetização acontece quando as crianças aprendem a codificar (escrever) e decodificar (ler) as palavras que falamos, enquanto que o letramento é a aprendizagem da compreensão da leitura.
No vídeo abaixo, falei um pouco mais sobre essa diferença. Não deixe de assistir e de deixar seu comentário caso tenha ficado alguma dúvida.
Comments